sábado, 18 de julho de 2009

Voando com a Donzela



Ontem chegou meu DVD do Flight 666, documentário que mostra a turnê Somewhere Back In Tour do Iron Maiden.
O filme foi dirigido por Sam Dunn, que já havia feito dois documentários sobre o metal, com destaque para "Global Metal", onde o diretor mostra as variações do metal passando por lugares onde não esperamos encontrar um público que ouça Iron Maiden ou Slayer.
Mas, voltando ao Flight 666, o filme começa mostrando a ousadia da banda, em fazer uma turnês com seu próprio avião e tocando em lugares pouco comuns, como India, Colômbia, Costa Rica, etc...lugares que só foram possívei de visitar graças a idéia da banda de levar banda + crew + equipamentos todos no mesmo avião, o Ed Force 1 (que é pilotado pelo próprio Bruce Dickinson).
São 45 dias no ar com a maior banda de metal de todos os tempos. O primeiro show da turnê, em Mumbai, Índia, é também o primeiro show de uma grande banda de metal no país. O público indiano aguardava ansioso pela chegada da donzela e a banda foi recebida com uma festa enorme. Festa que se repetiu em todos os outros lugares por onde a tour passou. Depois do show na India, a banda passa por Australia, Japão, Eua, Canada, Costa Rica, Colômbia e, é claro, o Brasil. No show em São Paulo a banda tocou no estádio do CAMPEÃO DO SÉCULO (a.k.a S.E. Palmeiras).
O mais impressionante, mais do que ver a disposição de uma banda que seus integrantes não tem nenhum com menos de 50 anos, é ver como em qualquer lugar que o Maiden passa consegue lotar um show. Seja um ginásio para 5 mil pessoas ou até um estádio para 60 mil pessoas. Mas pq isso é tão importante? Pq o Maiden é uma banda que consegue isso sem apoio da mídia. Sem grande publicidade. Quando o Maiden anuncia um show no Brasil, por exemplo, a mídia não fica te bombardeando meses antes como se aquela fosse a maior banda do mundo (como é o caso do U2). Então, o Maiden consegue lotar os seus show com fãs de verdade, que vão lá e sabem cantar todas as músicas. Que realmente se identificam com a banda. Não com pessoas que estão lá graças ao enorme anúncio que fizeram. Que estão lá pra falar

"Cara, fui no show do U2....nossa! Era meu Sonho!!!"
"Sério??? qual seu disco favorito do U2???"
"Ah! gosto de uma coletânea que tem lá em casa....que tem aquela (a pessoa começa a cantar horrivelmente) "Uivi or uidautiuuuuuu"

(Ah! Nada contra o U2...de verdade. Até gosto deles, mas é só para dar o exemplo da diferença entra públicos)

E como o Maiden consegue fazer com que depois de muitos anos seus shows continuem lotados? Simples. Além de manter a qualidade no som, o Iron Maiden é uma banda que tem algo que poucas bandas tem: Respeito com o público e profissionalismo.
Nunca vi uma banda que sabe respeitar tanto seu público como o Maiden. Você vai ao show da Donzela e sabe que nenhum integrante vai deixar de tocar pq ficou bebâdo na hroa do show. Não vai ouvir o Bruce falando "Obrigado, Bogotá!!!" enquanto ele estiver em Caracas.
Esse respeito e profissionalismo da banda garante a quem vai a um show do Maiden que o seu dinheiro foi bem pago. (Claro que as vezes a organização peca, como foi no último show em São Paulo, em Interlagos...Onde foi uma lamaçal satânico após um dia todo de chuva)

Flight 666 é pra ouvir com som no talo e bangeando.



UP THE FUCKING IRONS!!!!!!!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

eu fui no show do iron.