terça-feira, 7 de julho de 2009

Sob a Névoa do Arrependimento


Faleceu ontem o Sr. Robert McNamara. Um senhorzinho de 93 anos que tinha muita história para contar. Esse homem já foi um dos homens mais poderosos do mundo. Teve cargos "pouco" importantes como secretário de defesa dos EUA de 61 - 68 (nada menos que o período da Guerra do Vietnã) e foi presidente do Banco Mundial de 68 - 81.
O que ele tem a ver com nosso blog? Assistam o documentário "Sob a Névoa da Guerra" ( The Fog of War: Eleven Lessons from the Life of Robert S. McNamara).
O documentário é, ao meu ver, quase que um pedido de desculpas de um velinho arrependido pela conduta levada na política dos EUA durante a Guerra do Vietnã. Arrependimento talvez por ter aceito tal cargo, que implicaria no segundo cargo mais importante do sempre beligerante EUA, respondendo apenas ao presidente. Porém, fica claro durante as 20hrs de conversa, que ele não deixa de ter na cabeça que fez o que deveria ter sido feito. É quase como "Pô galera, foi mal...mesmo! Mas eu tava lá, e sabe como é? Tudo pelo bem da nação"  tive que fazer e tals...".

No mais, o documentário é muito bem editado e os assuntos muito bem expostos. O filme é dividido em 11 "lições" que  McNamara usa para dar seu ponto de vista da tão famigerada, discutida, cinematografada Guerra do Vietnã. A conversa entre entrevistador / entrevistado é muito franca e esse é o ponto forte do filme.
As onze lições exposta no filme:

1 - Sinta empatia pelo inimigo.
2 - Racionalidade não irá nos salvar.
3 - Existe algo superior a uma pessoa.
4 - Maximize a eficiência.
5 - Proporcionalidade deve ser uma meta da guerra.
6 - Consiga a informação.
7 - Acreditar e ver, os dois podem falhar.
8 - Esteja preparado para reanalizar seu pensamento.
9 - Para fazer o bem, você pode ter que fazer o mal.
10 - Nunca diga nunca..
11 - Você não pode mudar a natureza humana.

Portanto, o filme Sob a Névoa da Guerra é recomendadíssimo para quem tem interesse em história, política, guerras, Vietnã....etc.


Ps: O pior é concluir que as coisas poderiam ter sido diferentes.

Texto escrito por Vitor & Vivian


Um comentário:

Ana disse...

Vituxo, meu redator predileto!!! belissimo textos, meninos!
estao de parabens!