segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dia do Róqui!


Hoje, 13 de julho, é dia mundial do Rock! Hell yeah, rock n' roll!
Cinema e Rock é uma combinação que dá certo....quase sempre! Então, vamos aqui colocar alguns filmes que deram certo com essa combinação e outros que são pura tristeza.
Ah! Mas primeiro....você sabe o porquê de 13/07 ser Dia Mundial do Rock?
No dia 13/07/85, o cantor Bob Geldof organizou o Live Aid, que reuniu bandas como U2, Queen, The Who, Sir. Paul McCartney e etc....O festival teve como alvo ajudar famílias famintas na África e foi transmitido para o mundo todo.
Falando em Bob Geldof, isso nos leva ao nosso primeiro filme:

1 - The Wall - Opera-Rock do Pink Floyd, em que Bob Geldof interpreta o cantor/ditador Pink. Filme dirigido por Alan Parker (Mississippi em Chamas / A Vida de David Gale). Mesmo para quem não gosta muito do Pink Floyd, continua sendo um filmaço.

2 - Quase Famosos - Meu favorito. Na minha opinião, o filme que melhor mostra a combinação Rock+Cinema. O filme conta a história de William Miller, um garoto de 15 anos que sai em turnê com a banda Stillwater. O filme é na verdade autobiográfico. O diretor Cameron Crowe passou por uma experiência semelhante à do protagonista, saindo em turnê com bandas como Led Zeppelin e escrevendo para a revista Rolling Stone.

3 - The Wonders - Comédia divertida, que mostra a história de uma banda aspirante ao sucesso que consegue emplacar um hit e fica conhecida somente por essa música. Aposto que você já saiu cantando That Thing You Do por aí, pois realmente é uma música grudenta.

4 - Across the Universe - Musical ambientado nos anos 60/70 - Vietnã, drogas, amor livre...aquela putaria toda e tudo embalado por músicas dos Beatles. O filme é perfeito...assistir Across the Universe é como ouvir seu disco favorito, é um filme que você pode assistir 300 vezes e não fica cansativo.

5 - Escola de Rock - Bom, é um filme bobo...sim. Mas é legal pra caramba, e eu gosto muito do Jack Black, tenho que admitir...

6 - Alta Fidelidade - Não é exatamente um filme Rock n' Roll, mas não fica longe disso. Tem na trilha sonora nada menos que Elvis Costello e Bruce Springsteen (que faz uma pontinha no filme)

7 - Airheas - Eu vi esse filme umas duas vezes, e as duas em alguma sessão do Intercine de madrugada. É hilário...uma banda amadora (formada por Adam Sandler, Brendan Fraser e Steve Buscemi) que invade uma rádio e faz os funcionários de refém para que sua fita demo seja tocada.

8 - Johnny & June - (Ou Walk The Line, que é um título bem melhor). História do Johnny Cash, que está muito bem interpretado pelo Joaquim Phoenix. O interessante é que o Joaquim Phoenix cantou no filme e não decepcionou....e não decepcionar tentando cantar igual o velho Cash é difícil!

9 - Tommy - Opera Rock do The Who que conta a história di menino surdo/cego/mudo que vira campeão do Pinball. E disso vira um novo messias. Simplesmente fodástico. Esse filme destrói tudo.

10 - Quadrophenia - Mais The Who. A história dos Mods x Rockers...em que um jovem dedica sua vida a ser um Mod e no final descobre que é o único do seu grupo que foi fiel ao "movimento".

Bom, existe mais um monte de filmes que eu colocaria aqui entre os bons, como: Yellow Submarine, A Hard Day's Night, The Doors, Imagine, etc...

Mas agora, vamos aos filmes que eu não recomendo:

- 1 - Chapter 23 - O filme sobre a vida de Marck Chapman, assassino de John Lennon não chega a ser ruim, mas também não chega a ser bom. Apesar do esforço do Jared Leto para o papel, a escolha não parece ter sido boa. Ok que o rapaz engordou 30 kg para fazer o personagem, mas simplesmente não ficou bom...e além disso o filme não se desenvolve bem...sei lá, falta alguma coisa

- 2 - Last Days - Eu gosto muito dos filmes dos Gus Van Sant, mas esse é intratável...e não é pelo ritmo lento, quase parando do filme, não. Eu até concordo que para retratar a morbidez dos últimos dias do Kurt Cobain, o filme tem um ritmo ideal, mas o filme chega a ficar chato e enfadonho. Até vale a pena dar uma conferida....e ver o final, se você estiver acordado

- 3 - Rockstar - Esse sim eu totalmente recomendo não assistir. É pura vergonha alheia. O filme mostra a trajetória de uma banda de Hard Rock farofa, o que já é horrível (bandas como Poison, Motley Crue, etc) e tem nada menos que nosso amigo Marky Mark Whalberg como protagonista. Nada com o Mark Whalberg no papel principal pode ser bom.

Bom, esses são alguns filmes que indico (ou não) para comemorar essa segunda-feira de dia do Roque.

5 comentários:

Ana disse...

Comooooo??
Primeiro: jack Black é o cara.... nao há vergonha nenhuma em assumir isso!!!!
E outra.. Rockstar é bacana ,pq a "Gênifer Ênistoonnn" tá parecendo minha mae antes de eu nascer!!

E tenho dito!

Unknown disse...

O melhor do Alta Fidelidade é o livro, que é uma delicinha de ler... Inglaterra é a ambientação perfeita para a história.
E Escola de Rock é sensacional! Peloamorhein!!!

Anônimo disse...

Escola do Rock é o melhor .... adoroooooooo

Michelly Caldi disse...

Meu, o Michael Jackson não morreu, ja falei o que houve né?

Unknown disse...

Alta fidelidade rules, Vitooor. É uma pedida perfeita pros fãs do vinil...eu ñ sou uma, mas acabei aprendendo um pouco sobre e concordo com a Dani sobre o livro! Nick Hornby rules também.


Beijos