quinta-feira, 23 de julho de 2009

Revolutionary Road


        Nesse fim de semana assisti o filme "Foi Apenas um Sonho" do Sam Mendes (mesmo diretor de Beleza Americana). Eu acho realmente demais como o Sam Mendes tem uma facilidade para abordar o tema da vida medíocre da classe mérdia dos EUA (ou de qualquer lugar do mundo. Não é difícil reconhecer ou se identificar com o que está acontecendo no filme) como ele fez em Beleza Americana e agora com o Revolutionary Road (Que é um título bem melhor. Porra, "Foi Apenas um Sonho" meio que conta o final do filme, hein?)
        O filme conta a história de um casal, protagonizado pelos Titaniqueiros Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que apararentemente são pessoas "diferenciadas", que conseguem reconhecer a mediocridade da sociedade americana e se vêem diferente disso. Ela é atriz, e ele é um cara que não sabe muito bem o que quer da vida e no qual ela acredita ter um grande potencial.
        Em um corte abrupto, o diretor leva a história do encontro do casal diretamente para a vida de casado, já com filhos e vivendo a vida que eles temiam. Ele trabalhando em um emprego de escritório, ela em casa com os filhos e tudo isso cercado em um mundinho perfeito de um subúrbio dos EUA. Uma hora, a personagem de Kate Winslet (que está sensacional no filme, diga-se de passagem) decide que aquela não era a vida planejada e que o certo seria deixar aquilo tudo para trás e mudar para Paris (emblemático, não?). Seu marido aceita a propsota quando ela diz que ela trabalharia como secretária em uma agência internacional e manteria a casa enquanto ele teria tempo para pensar e se dedicar no que realmente gosta. (Como eu disse, ela acreditava que ele tinha um potencial).
        Essa decisão deles choca todos que estão a sua volta, exceto um personagem que supostamente seria "louco" e entende que aquilo que eles estão fazendo está certo. Deixar para trás a mediocridade e a hipocrisia em que viviam. Hipocrisia essa representada por um casal de "amigos", que ao saberem da notícia ficam com tanta inveja que a mulher chega a chorar.
        No entanto, o "sonho" deles acaba quando Frank (Leonardo DiCaprio, que não consegue me convencer como ator) recebe uma promoção no emprego e começa a pensar que talvez aquela vidinha que ele tinha alí já era suficiente. Tinha seu carro, sua bela esposa, seus filhos, sua casinha nos subúrbios, sua amante para comer a qualquer hora...Ao contrário do que sua esposa pensava, ele não era uma pessoa que iria deixar essa vida confortável material por uma vida onde iria se satisfazer intelectualmente, mas de situação financeira duvidosa. Ou seja, "Foi Apenas um Sonho" (Putz, que péssimo título em português!!!)
        Enfim, Revolutionary Road é ALTAMENTE recomendado....e, para quem não viu Beleza Americana, fica a dica também!

PS1:
Ah! Só algumas considerações sobre as atuações:
Kate Winslet: Linda, ótima atriz, merecedora do Oscar (que ela ganhou por O Leitor, e não por esse)
Leonardo DiCaprio: Melhorou muito ao longo do anos, é claro...mas falta alguma coisa (Será implicância pessoal?)

PS2:
Fui entregar o filme e a menina da locadora perguntou se eu tinha gostado do filme.
Eu disse "Claro! Adorei...muito bom o filme!"
E ela me disse que eu fui a primeira pessoa que alugou e que gostou do filme. Que todo mundo devolvia falando mal. hahahaha
Eu queria acreditar que as pessoas não gostaram pq analisaram e discordaram do filme....mas infelizmente não é isso, e é sobre isso que o filme fala.

2 comentários:

Unknown disse...

eu não assisti, mas pode ser que assista.
Também não gosto do Leonardo DiCaprio e gosto da Kate Winslet...mas não tanto quanto você.

beijos

Unknown disse...

eu gostei, mas tive minhas implicancias, como conversamos. mas gosto da kate e acho q vc tem algo pessoal com o leo.