sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Free Polanski!


Roman Polanski está atualmente preso na suiça por um crime que cometeu no ano de 1977. O crime? Praticou relações sexuais com uma menina de 13 anos, quando ele, na época, tinha 45.
Diz a lenda que Polanski teria drogado a garota para que pudesse ter relações sexuais com ela. Ok. Poder ser ou pode não ser.
Desde a acusação, o diretor franco-polaco fugiu dos EUA e se exilou na França, onde poderia viver livre da cadeia. Nesse período, mesmo com a impossibilidade de estar em Hollywood, ou seja, no centro do mundo cinematográfico, Polanski realizou grandes trabalhos e inclusive venceu o Oscar de melhor diretor em 2002 por "O Pianista". (Oscar que, óbviamente, não pode ser recebido na cerimônia)
Agora, 32 anos depois do acontecido, Roman Polanski é preso ao desembarcar na suiça para um festival de filmes. A polícia local afirmou que tinha um mandato de prisão para encarceirar o diretor.
A prisão de Polanski é certa ou é errada? Muitos devem concordar com o que aconteceu e, já que ele cometeu o crime, deve pagar pelo que fez. Mas ok, vamos analisar bem a situação.
 - O diretor foi preso 32 anos após o ocorrido. Quando foi preso, alegou-se que ele é perigoso para a sociedade e poderia cometer o crime novamente. Algo que não ocorreu em 32 anos.
- O diretor foi dito como foragido da polícia. Foragido??? Ele fez Tess, O Pianista, Oliver Twist escondido no buraco do Bin Laden? Todos sabem onde ele estava. Ele não estava e nunca esteve foragido.
- É uma prática comum um sentenciado ser libertado por "bom comportamento". Ok, você pode dizer "mas ele nunca cumpriu a pena", mas é certo não perdoar uma pessoa após 32 anos de um crime que a própria vítima pede para a justiça esquecer?
- Sim, a vítima é hoje uma senhora casada e com dois filhos. Hoje com 45 pede para que o caso seja esquecido e que a imprensa pare de urubuzar. Ela diz que a insistência para que Polanski vá á um tribunal americano é uma "piada cruel".

Fica aqui a impressão de que é um simples revangismo do Povo dos EUA x Roman Polanski. Polanski é perseguido hoje pelo mesmo país gerador de psicopatas como Charles Manson que, em 1969 entrou na casa da esposa de Polanski, Sharon Tate (que estava grávida de 8 meses) e a assassinou brutalmente.

A justiça pede que o mesmo tratamento dado à Manson seja dado à Polanski. É justo?

Ps: Uma das grandes emoções da minha vida como admirador de cinema: Visitar a Academia de Cinema de Lodz, onde o figura estudou


Um comentário:

Michelly Caldi disse...

Ele é tarado, merece xadrez