segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Persépolis


Aluguei Persépolis outro dia por pura curiosidade. Sempre via o cartaz no HSBC Belas Artes, mas nunca tinha realmente me interessado para ver o filme, apesar de o cartaz sempre ter me chamado a atenção pelo desenho bonito.
Estava na locadora e o vi lá e pensei "Pq não?". Foi assim que eu mergulhei na história dessa animação que é simplesmente maravilhosa!
O filme é beseado nos quadrinhos (ou no Graphic Novel, if you must) escrito pela escritora e ilustradora iraniana Marjane Satrapi.
Nessa história fazemos uma grande viagem pela vida da própria escritora, onde ela nos conta suas experiências de via, as pessoas com quem conviveu, os lugares onde morou, tudo sob o ponto de vista de uma mulher que teve um educação libertária em um país que sofreu uma revolução islâmica fundamentalista.
A história começa mostrando junstamente isso. Marjane é filha de uma família de classe média alta e teve uma educação laica e libertária, estudando sua infância em uma escola bilíngue (francesa). Após a revolução islâmica o país sofre gigantescas transformações. As escolas bilíngues são fechadas e a educação passa a ser fundamentalmente voltada para ensinar a moral islâmica. Marjane e todas as outras mulheres iranianas são obrigadas a usar o véu, além de outras proibições que terão que se acostumar para poder continuar vivendo no país.
Com o início da guerra do Irã x Iraque, seus país à mandam para a Europa, onde ela vive por aproximadamente 4 anos.
Em Vienna, Marjane é só mais uma estrangeira, que consegue alguns amigos mas não deixa de sofrer o grande preconceito por seu lugar de origem e sua religião.
Após esse tempo na Europa ela volta para o Irã, onde o regime está mais forte e rígido do que nunca, e lá ela é uma iraniana ocidentalizada vivendo sob regras que ela não consegue se adaptar.
É muito interessante ver essa dualidade que a personagem sofre e o contexto no qual a história de passa.
Como um atrativo maior, vale a pensa ver o filme pela beleza das animações, pelos diálogos divertidos dos personagens e até mesmo pela referências culturais feitas.
Gostei tanto do filme que acabi comprando o livro, que é igualmente sensacional!

Para quem quiser assistir ou quiser ler, é só clicar! ;)

Nenhum comentário: