quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Just another fucking loser!


        Acabei de ler a notícia "chocante" de que um atirador entrou em uma academia e sai atirando para qualquer lado, tentando acertar o maior número possível de pessoas. Se você, ao ler essa notícia (http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u605172.shtml) não ficou nem um pouco chocado ou estarrecido, bem-vindo ao clube! Não tem mais como ficar chocado com uma notícia dessa, pois não dá para esperar nada além disso de uma sociedade (a dos EUA, no caso) que é um celeiro de psico/sociopatas. E, não é de hoje que isso acontece. Já nos idos dos anos 70, o filme (meu segundo favorito) Taxi Driver trata desse assunto. Nesse filme, dirigido por Martin Scorsese, Robert DeNiro faz o papel de Travis Bickle. Travis é aparentamente um cidadão comum, que vive sua vida sem causar problemas a ninguém. Mas, Travis está insatisfeito com sua vida. Ele é um loser. E é nessa divisão, entre Winners (o capitão do time de futebol, a cheerleader, preppy boys, etc) e Losers (nerds, fracos, ruins nos esportes, zuados na escola) em que há um cenário para a criação de pequenas mentes psicóticas nos USA. A pressão para vc ser um dos winners é tão grande, que acaba sendo levada à extremos (e aumenta vendas do Augusto Cury...há!).  Nessa de passar a vida escolar como um nerd, zuado na escola e sem moral, o fulano decide que é preciso fazer algo signigficativo. Junte isso à uma sociedade que cresceu e se desenvolveu na base da violência, e vc tem crianças entrando e matando colegas pelo simples prazer de matar, que atiram em presidentes, em líderes políticos, etc.

        No filme, quando Travis decide que é preciso fazer algo significativo para sua vida (após perceber que tem uma vida de merda e ser rejeitado pela mulher que gosta) ele decide matar um candidato à presidência dos EUA. Esse filme é altamente indicado não só pelo tema, pois o filme em si é uma obra-prima. Desde a trilha sonora de Bernard Herrmann que dá um toque especial daquele Jazz enquanto Travis anda com seu taxi pela cidade, até (e principalmente) pela atuação de DeNiro, uma das melhores dele!
(You talkin to me? You talkin to me? Then who the hell else you talkin to? You talkin to me? Well, I'm the only one here...)

        Além do Taxi Driver há vários outras coisas que podem ser assistidas e associar com essa necessidade da vitória dos americanos. Como por exemplo Rocky (que eu gosto muito) ou o A Procura da Felicidade.

        Ah! Fica mais algumas dicas de filmes sobre o tema de crianças sociopatas:
        Tiros em Columbine (Bowling for Columbine - Michael Moore - 2002)
        Elefante (Elephant - Gus Van Sant - 2003)


3 comentários:

Unknown disse...

meu filme favorito com a trilha mais perfeita. eu gosto até de quando, num episodio do friends, a phoebe tá dirigindo o taxi da avó dela e toca a trilha do taxi driver. sensacional.
e elephante tbm é bom, todo mundo de franja na escola.

Ana disse...

mentira, loser, nerds e zuados na escola sao legais!!!!

radiorelogio disse...

vc tem elefante? preciso pegar taxi driver tb!! =/