quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Distrito - 9 decepciona...


Depois de todo o hype que fizeram em cima do filme, decidi assistir o Distrito 9. A verdade é que o filme decepciona. Bastante.
Não só pela expectativa que foi criada em volta do filme, mas também pelo desenrolar do filme, que começa muito bem, e depois vai despencando.
O filme começa contando em forma de documentário a chegada de alienígena ao nosso querido planeta terra. A nave chega à Johannesburgo (África do Sul) e lá fica pairando, até que forças do exército e da MNU (uma ONU fictícia do filme) invadem a nave e tiram os alienígenas de lá. Os alienígenas, que parecem muito o Dr. Zoidberg do Futurama, são alojados em uma espécie de gueto e vivem uma situação turbulenta com os humanos, que não aceitam a presença dos "camarões" (termo usado pejorativamente para se referir aos alienígenas)
A história se passa em torno de um agente da MNU, Wikus Van der Merwe, que recebe uma promoção no emprego e é encarregado de informar os aliens que eles deveriam ser transferidos do Distrito 9 para o Distrito 10, uma espécie de campo de concentração que manteria os camarões longe dos humanos.
Até essa parte, o filme é empolgante. O formato de falso-documentário deixa o filme interessante, principalmente durante as abordagens de Wikus, onde a câmera treme ao correr dos aliens, e etc.
O problema do filme começa quando Wikus é infectado por um líquido que um dos camarões estava produzindo como combustível para voltar à sua nave, e então, voltar ao seu planeta.
O contato com o líquido faz Wikus entrar em um processo de metamorfose, se tornando aos poucos um dos camarões. Sendo assim, ele vira objeto de desejo da MNU, de grupos contrabandistas de armas, etc, já que as armas alienígenas só funcionam com biotipos alienígenas, sendo inúteis para humanos.
A partir daí, o filme que estava muito interessante, começa a despencar.
A pretensa crítica social saí de cena e o que começa é um filme de ação. Um bom filme de ação, é verdade, mas sem nenhuma novidade.
Talvez a parte mais broxante do filme é quando Wikus, que é um tremendo de uma filho da puta durante o filme todo, tem seu momento de redenção, ajudando o camarão engenheiro da nave a ir embora com seu camarão filho.
Não é um filme totalmente descartável, mas também não merece nem 10% de todo o hype feito em cima dele. É um filme divertido, e só.
Muita coisa fica "em aberto" no filme. Não sabemos de que planeta vieram os camarões, não sabemos se conseguiram voltar, não sabemos se o camarão pai vem fazer uma missão de resgate...Distrito 10 deve vir aí....

(Sim, eu sei que 9 não é pq ele precede um Distrito 8....mas o "campo de concentração" para onde os camarões foram enviados se chama Distrito 10)


4 comentários:

Unknown disse...

Há.
I told ya!
rs

Unknown disse...

até dei uma durmida durante o filme, mas tbm não me empolguei não9. a verdade é que eu já fui sem muita espectativa, então nem deu pra ficar decepcionada...
um beijo no coração.

Vivian Tahara disse...

Pô Vi!! Vc contou o filme inteiro!!
Td bem vai...assisti e concordo!!
O cara começou bem com o papo de apartheid e depois descambou p/ um filme de ação e daqueles beeemmm ruins.

Você é burro disse...

Você é provavelmente a pessoa mais imbecil que se mete a "crítico" que eu já vi. Pelo amor de Deus, prive a internet de tanto pseudo-intelectualismo.